sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Atividade 1.7
CAROLINA GARCIA MARINHO
E
OLÍVIA APARECIDA GOMES FRANÇA
PROJETO: O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
ALTO ARAGUAIA
2009
Conteúdos curriculares envolvidos:
• Reconhecer o mundo maravilhoso que Monteiro Lobato criou para as crianças e o mundo fantástico onde acontece e vivencia a história.
• Socializar e crescer;
• Estimular a criatividade;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Incentivar as crianças a acompanhar o que acontece com a história de Monteiro Lobato;
• Desenvolver nas crianças o hábito da leitura.
Número de Alunos:
• 45 alunos.
Tecnologias e Mídias:
• Som;
• Computador;
• Televisão;
• DVD;
• Máquina Digital.
Duração
• 1 semana
Atitude dos alunos
• É de que a criança ao pegar este trabalho sinta-se enriquecida, sinta-se fortalecida a prosseguir na busca do saber. Cada criança tem uma maneira diferente de entender as coisas. Monteiro Lobato já sabia disso na época em que criou o Sítio do Pica-pau Amarelo e a Emília, a personificação da criança questionadora, franca e honesta.
• Apesar de ser uma boneca de pano, ela representa tudo o que as crianças têm de mais puro e irreverente. Ao longo de todas as histórias do Sítio, a profecia de Mariazinha se realiza: as idéias de Emília são sempre novidades, assim como são as idéias de todas as crianças, que tem na sua inocência o poder de duvidar, perguntar e tentar fazer diferente. Por essa história procurarei mostrar as crianças o quanto é bom ler contos infantis e porque a leitura é tão importante.
• E com tudo isso os alunos apresentaram um bom desempenho, interesse, e emitiram vários comentários sobre o assunto.
Atividade 1.6
Atividade 1.5
I- Dados da Instituição
Escola Estadual Maria Auxiliadora
Professoras: Carolina Garcia Marinho e Olívia Aparecida Gomes França.
Série: 1ª e 3ªSérie
Número de alunos: 45 alunos.
Duração: 2 dias .
II- Tema: Identificação com nomes
III- Objetivos
• Identificar as palavras utilizando estratégias de leitura.
• Reconhecer as palavras já trabalhadas anteriormente.
• Analisar a quantidade de letras para se escrever palavras conhecidas.
• Escrever palavras conhecidas refletindo sobre a escrita.
IV- Procedimentos
• Ouvir a música “Boneca de Lata”(folclore regional).
• Confeccionar bonecas de lata.
• Ler a letra da música cantando e ajustando a fala ao que está escrito.
• Distribuir o texto incompleta, ou seja, a letra da música faltando algumas palavras.
• Fazer um desenho do próprio corpo, listando o nome das partes deste.
• Socializar coletivamente os desenhos feitos com os nomes indicados.
• Analisar coletivamente nome por nome quanto:
- á diferença e semelhança na escrita.
- á quantidade de letras e quais letras.
V- Recurso
• Som
VI- Resultados
Os alunos tiveram um bom desempenho na hora de desenvolver as atividades, o objetivo proposto foi alcançado.
Atividade 1.3
É muito interessante as colocações do professor Ladislau Dowbor, onde este explica todo o processo da educação e tecnologia. Onde ele diz que a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imenso. A visão geral é que precisamos de escolas menos lecionadora e sim organizadora de conhecimentos e não deve estar preocupada só com o curriculo e sim com toda a proposta com relação as mudanças que estão surgindo, pois, o espaço do conhecimento esta se multiplicando e a escola deve estar pronta para esta mudança.
Precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, centralizar nossas metologias na educação e no trabalho facilitando a aprendizagem de nossos alunos evitando perpetuarmos as metodologias que os levem ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.
Atividade 2.11
Atividade 2.10
Atividade 2.3
A cidadania deve começar em casa já com os primeiros passos da criança
O planeta Terra está passando por um período muito delicado. Ele está precisando muito do espírito cidadão para ser cuidado e preservado.
Diz-se que a Terra precisa de seus habitantes, mas são os seus habitantes é que precisam dela, pois ela existe com ou sem eles. Basta que a temperatura básica global suba 5ºC para que muitas cidades em beiras de água (lagos, represas, rios, mares e oceanos) tenham perdas incalculáveis, levando-se em conta que são onde vive a maioria da população. Países como Holanda, cidades como Nova York, ilhas paradisíacas formadas por corais e blocos de gelo das calotas polares sofrerão incalculáveis perdas gerando talvez bilhões de migrantes do aquecimento global./
Algumas pessoas pedem a diminuição da maioridade penal para combater a violência juvenil, acreditando que a impunidade é sua maior causa, enquanto outras pedem que se libere a maconha, já que se torna impossível o seu controle. Para terceiras, a cerveja passou a ser refrigerante. Cada vez mais ministros, governantes e outros políticos estão envolvidos em grandes crimes contra o País.
Onde está a cidadania?
A família atual tem que incluir a cidadania na educação dos seus filhos. É a cidadania familiar praticada desde a infância. Os filhos, se tratados como príncipes quando crianças, tornam-se tiranos quando maiores. Mesmo sem competência querem fazer do ''seu jeito'' e acabam com qualquer herança em pouco tempo. O pior é que esperam que o mundo funcione como os seus pais, que lhe davam tudo e nada lhe cobravam. São as pessoas que exigem seus direitos, mas não cumprem os seus deveres.
Uma criança tem que aprender que sua brincadeira acaba quando ela guarda os brinquedos de volta no lugar que antes estavam. Ela tem de aprender a cuidar dos seus brinquedos, do seu quarto, da sua casa. É dessa maneira que ela, no futuro, vai querer cuidar também da Terra em que vive. Quando os adultos guardam os brinquedos que ela deixou, acabam desenvolvendo nela que isso não é sua obrigação. Fica essa falha na sua formação. Ela não se interessa em deixar o mundo melhor do que quando o encontrou. O amor é muito importante, mas só ele é insuficiente para formar um cidadão. É preciso que seja complementado pela educação. Portanto, quem ama tem que também educar.
Nenhum filho pode ofender, gritar, maltratar sua própria mãe. Se a mãe aceita, não tem por que a criança respeitar outras pessoas em casa, e muito menos fora de casa. Juntando a irresponsabilidade material com a falta de respeito ao próximo, acabamos destruindo o mundo
Portanto, na cidadania familiar a criança tem de começar a praticar em casa o que o cidadão vai ter que fazer no social, e ela não pode fazer em casa o que não poderá fazer na sociedade.
Para um adulto, torna-se simples aceitar regras sociais, enfrentar filas, não jogar lixo no chão e não fazer desperdícios se ele aprender tudo isso já dentro de casa.
A ignorância pode fazer com que uma pessoa varra sua casa jogando o lixo na rua, que beba água contaminada, mas ela pode aprender a ser cidadã. O pior é fazer o que sabe que é errado, mas fazer porque ''ninguém está olhando'', e vai ficar impune.
Mas as conseqüências não tardam a chegar. O aquecimento global, a violência social, a corrupção e a ''lei do espertinho'' são resultados da ignorância e da falta de cidadania de algumas pessoas, mas são todos os habitantes da Terra que acabam pagando.
Atividade 2.2
Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Os mesmos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.
Para a textualidade, não há clara diferença entre hipertexto e hipermedia, pois é possível passar com a mesma facilidade de um nível verbal para um nível não verbal. Hoje comercializam-se enciclopédias multimedia, por exemplo, que ilustram facilmente este conceito. O hipertexto apresenta-se no ecrã em blocos de texto, sendo possível observar dois modos de navegação.
Atividade 3.9
No primeiro momento fiz a escolha do tema que seria trabalhado pelos alunos, escolhi a História de Santos Dumont pois é um grande nome na história de nosso país e pouco trabalhada pelos acadêmicos.
Após fazer o levantamento , levei para sala de aula um vídeo da tv escola que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis, os mesmos acharam bastante interessante pois não sabiam que o pai da avião era Brasileiro.
No segundo momento levei os mesmos ao laboratório de informática para fazerem pesquisas na internet referente ao assunto.
Alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade devido a ausente de computadores em casa.
Após a pesquisa fomos a sala de aula para fazermos discussões a respeito o que cada aluno tinha pesquisado.
Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema!
Dei a seguinte sugestão de temas para a pesquisa:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis .
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável.
No terceiro momento apresentei o quadrinho Jarbas o Aviador que irá tratar sobre a aviação.
Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita
aos alunos criarem e vivenciarem,com textos e desenhos, este momento singular da História.
O papel do professor nessa tarefa é colaborar com os estudantes no sentido de incentivá-los a integrar, de forma interdisciplinar, seus conhecimentos e emoções, para que se percebam capazes de representar a nossa história por meio das histórias em quadrinhos.
E por fim fizemos as apresentações dos quadrinhos nas paredes da escola e posteriormente fizemos e power-point a apresentação de todos os quadrinhos e passamos para os demais alunos da escola. Foi muito gratificante fazer esse trabalho, os alunos participaram e se divertiram aprendendo .
Atividade 2.4
O trabalho em rede se potencializou com a Internet. Hoje, empresas, países e pessoas podem beneficiar - se sabendo utilizar a rede de forma organizada. Isso é muito importante, pois com estas novas tecnologias o nosso trabalho fica melhor.
Atividade 3.1
MULTIMÍDIA
Multimídia é a técnica para apresentar informações que mesclam texto, som, imagens fixas e animadas. Porém não é só isso. Não queremos apenas facilitar a absorção destas informações reunidas. Queremos sim possibilitar ao aluno uma leitura mais consciente e crítica destes meios de comunicação - jornal, rádio e internet. Fazê-los compreender que estes meios são instrumentos de criação, informação e principalmente transformação. Vivemos uma atualidade de velocidade informativa e nossos alunos precisam estar preparados para lidar com elas de uma forma mais clara e consciente.
O que é hipermídia?
Podemos dizer que hipermídia é o conjunto de várias linguagens diferentes, é a reunião de várias mídias num suporte computacional :como vídeos, música. texto e etc, que encontram-se em um mesmo suporte. Este conceito surgiu na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo Ted Nelson. Atualmente, podemos perceber que a internet, a televisão e outras mídias utilizam-se deste recurso para envolver e interagir com os espectadores.
Atividade 2.8 Experiência como professora
Atividade 4.4
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta atividade, o aluno terá contato com a historia da Primeira Guerra Mundial, suas consequencias e a atuação dos países durante a mesma.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Introdução
Desde os finais do século XIX que existiam disputas entre os países europeus. Entre a Inglaterra e Alemanha havia uma fortíssima rivalidade econômica, cobiçavam mercados mundiais.
Um clima de tensão formava-se entre a França e Alemanha, na zona fronteiriça da Alsácia e Lorena (territórios que a França tinha perdido para a Alemanha, após a guerra franco-prussiana (1870-1871).
Na Península Balcânica, vários movimentos de libertação, apoiados pela Sérvia e Rússia, tentavam pôr fim ao domínio Austro-Húngaro. As desconfianças internacionais eram muitas, a corrida ao armamento intensificava-se, as alianças defensivas constituíam-se e os nacionalismos agudizavam-se. Na Europa, a paz andava armada e o confronto era inevitável. Esperava-se apenas, por um incidente.
Estratégias e recursos da aula
Tarefa
Traz o passado ao presente. Imagina que você é um repórter de um jornal brasileiro, da época, e o teu chefe de redação pretende que faça uma reportagem, sobre os seguintes acontecimentos de guerra:
1- A propaganda da Guerra.
2- Técnicas de guerra.
3- Armamento utilizado.
4- Vida nas Trincheiras.
5- O fim da Conflito.
No final, a melhor reportagem será colocada no Blog da tua sala. Esta reportagem também será publicada no mural da Escola, para que toda a Comunidade Educativa possa conhecer melhor este evento – “A 1ª Guerra Mundial 1914/1918.”
Recursos Complementares
Consulta os seguintes sites para realizares o estudo que pretendes:
1- A propaganda da Guerra.
2- Técnicas de Guerra
3- Armamento utilizado.
4- Vida nas Trincheiras.
5- O fim da Conflito.
Fotos
* Pode, também, consultar o livro de geografia.
Avaliação
O trabalho terá em conta os seguintes critérios de avaliação:
1- Participação ativa nas atividades, cooperando com o grupo.
2- Discussão e análise com os/as colegas dos trabalhos realizados.
3- Trazer informações importantes para a discussão e argumentou com fundamento todos os assuntos.
4- Criatividade na apresentação dos trabalhos.
5- Análise do relatório feito a partir das aulas e encontros em grupo para atribuição de nota de participação dos alunos.
Atividade 3.6
Os alunos no primeiro momento ficaram bem agitados pois estamos indo a sala de vídeo, para assistirem o vídeo, para que todos possam ao mesmo tempo assisti-lo. È sobre a invenção do avião.
O recurso é um vídeo que traz um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis.
Os mesmo acharam muito interessante pois não sabia a história da invenção do avião.
Após assistir o vídeo, dividi os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre o que acharam dele (vídeo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados à história do Avião.
Assim, estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que cada grupo (trio) pesquise sobre a história do avião na internet, entre outros meios (livros didáticos, revistas, jornais). Procurei distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema!
Dei a seguinte sugestão de temas para a pesquisa:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis .
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de teatro, de jornal (jornal televisivo) entre outros. O importante é que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta é uma competência que a escola deve favorecer o desenvolvimento!
Para que haja maior interação entre os alunos, como forma de sortear a ordem de apresentação dos grupos ,sugeri que um representante de cada grupo se una aos representantes dos outros grupos e que o sorteio seja feito por meio da brincadeira "Batata-quente". O primeiro que ficar com a "batata-quente" une-se ao seu grupo e apresenta oralmente o resultado de suas pesquisas.
Para finalizar as atividades, os alunos deverão, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribuições do avião para a vida do ser humano. Tal atividade é muito importante para o desenvolvimento da escrita.
Atividade 3.9
No primeiro momento fiz a escolha do tema que seria trabalhado pelos alunos, escolhi a História de Santos Dumont pois é um grande nome na história de nosso país e pouco trabalhada pelos acadêmicos.
Após fazer o levantamento , levei para sala de aula um vídeo da tv escola que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis, os mesmos acharam bastante interessante pois não sabiam que o pai da avião era Brasileiro.
No segundo momento levei os mesmos ao laboratório de informática para fazerem pesquisas na internet referente ao assunto.
Alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade devido a ausente de computadores em casa.
Após a pesquisa fomos a sala de aula para fazermos discussões a respeito o que cada aluno tinha pesquisado.
Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema!
Dei a seguinte sugestão de temas para a pesquisa:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis .
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável.
No terceiro momento apresentei o quadrinho Jarbas o Aviador que irá tratar sobre a aviação.
Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita
aos alunos criarem e vivenciarem,com textos e desenhos, este momento singular da História.
O papel do professor nessa tarefa é colaborar com os estudantes no sentido de incentivá-los a integrar, de forma interdisciplinar, seus conhecimentos e emoções, para que se percebam capazes de representar a nossa história por meio das histórias em quadrinhos.
E por fim fizemos as apresentações dos quadrinhos nas paredes da escola e posteriormente fizemos e power-point a apresentação de todos os quadrinhos e passamos para os demais alunos da escola. Foi muito gratificante fazer esse trabalho, os alunos participaram e se divertiram aprendendo .
3.10 Planejamento
I. Dados da Instituição
Escola Estadual Maria Auxiliadora
Professoras: Olívia Aparecida Gomes França
Série: 1ªSérie
Número de alunos: 23 alunos.
Duração: 2 dias .
II. Tema: História da Avião
III. Objetivos
• Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem,com textos e desenhos, este momento singular da História.
VI- DESENVOLVIMENTO
• Divida a turma em cinco grupos, que poderão separadamente dar ênfase a temas como tecnologia e seus avanços; ambiente urbano; o que dizia a imprensa da época;o momento político e, finalmente, a biografia do aeronauta brasileiro.
Produzir uma história em quadrinhos é,em geral,uma atividade coletiva (há quem escreva,quem desenhe,
quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
– Primeira etapa:após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. Em Língua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia
de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão escrever as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
-Segunda etapa:é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros,e a partir daqui entra em cena o Artes.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
É interessante que todas as etapas sejam acompanhadas pelo professor ,para que se mantenha a coesão da atividade.
–Terceira etapa:após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
Dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –,que podem ser afixados em papel
cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a classe.
– Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender(e apreender)
os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado
IV – Procedimentos
• Sugere-se que os alunos façam suas pesquisas de imagem e de informações textuais voltadas ao entendimento do que foi a passagem do século,o que representou a presença de Santos Dumont em termos de avanços tecnológicos e como era a vida cotidiana das pessoas e das cidades naquela época.
V- Recurso
• Som
• Computador
• Quadrinhos
Atividade 3.5
I. Dados da Instituição
Escola Estadual Maria Auxiliadora
Professoras: Olívia Aparecida Gomes França
Série: 1ªSérie
Número de alunos: 23 alunos.
Duração: 2 dias .
II. Tema: História da Avião
III. Objetivos
• Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem,com textos e desenhos, este momento singular da História.
VI- DESENVOLVIMENTO
• Divida a turma em cinco grupos, que poderão separadamente dar ênfase a temas como tecnologia e seus avanços; ambiente urbano; o que dizia a imprensa da época;o momento político e, finalmente, a biografia do aeronauta brasileiro.
Produzir uma história em quadrinhos é,em geral,uma atividade coletiva (há quem escreva,quem desenhe,
quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
– Primeira etapa:após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. Em Língua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia
de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão escrever as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
-Segunda etapa:é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros,e a partir daqui entra em cena o Artes.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
É interessante que todas as etapas sejam acompanhadas pelo professor ,para que se mantenha a coesão da atividade.
–Terceira etapa:após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
Dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –,que podem ser afixados em papel
cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a classe.
– Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender(e apreender)
os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado
IV – Procedimentos
• Sugere-se que os alunos façam suas pesquisas de imagem e de informações textuais voltadas ao entendimento do que foi a passagem do século,o que representou a presença de Santos Dumont em termos de avanços tecnológicos e como era a vida cotidiana das pessoas e das cidades naquela época.
V- Recurso
• Som
• Computador
• Quadrinhos
Atividade 4.3
Trabalhar com projetos, é trabalhar dentro de uma organização da ação educativa. Um planejamento, a partir de projetos, resulta em possibilidade de enfocar diferentes áreas do conhecimento e um trabalho tendo em vista a execução de tarefas reais, inseridas no cotidiano das crianças, não separando "brinquedo de trabalho". Portanto, trabalhar com projetos implica ensinar de uma forma diferente, levando em consideração o modo como as crianças pensam e aprendem é a melhor maneira de possibilitar-lhes diversos tipos de interações e experiências. Quando começamos a trabalhar com projetos, podemos perceber que a Pedagogia de Projetos apresenta-se com uma concepção de posturas pedagógicas e não meramente como uma técnica de ensino mais atrativa para os alunos. Tem um princípio ativo de integrar, o mais possível, a escola da realidade e da vida do aluno. Hoje as mídias são bastante usadas em projetos, isso tudo devido as tecnologias que estão cada vez mais ganhando espaço em nosso mundo.
Atividade 3.2
Podemos trabalhar com o filme matrix e mostrar a realidade que há nele. Matrix é uma obra de arte multimídia repleta de mensagens sutis, dentre as quais a de que a máquina jamais controlará o homem, pois seu “comportamento” é baseado em programas e programas podem ser entendidos pela complexa mente humana que transcende a simples racionalidade da lógica ao constituir o ser integralmente. No filme eles mostravam uma realidade virtual, em que o mundo real era dominado por máquinas.Aquilo que vemos pode não ser exatamente como vemos, somente o que é captado pelos nossos sentidos, não capta o que se encontra noutras dimensões.
A realidade virtual também se estende a uma apreensão de um universo não real, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.
Atividade 2.7
Observando a aula dada sobre reciclagem para os alunos da 1ª e 3ª série podemos constatar que os alunos gostaram muito se envolveram de uma forma inesperada com bastante êxito. Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade, pois foi bastante explicado e retomado. A forma de apresentar a atividade foi bastante clara. Quase todos conseguiram resolver as atividades propostas, só aqueles alunos que tem menos contato com o computador tiveram um pouco de dificuldade. Quase nenhum aluno teve dúvidas. Percebemos que os alunos entraram nos links sem nem mesmo explicar, assim percebemos que eles possuem muito contato em casa. O trabalho foi realizado em dupla e achamos bastante interessante o modo deles trabalharem, pois quando um não conseguia o outro ajudava, foram bastante cooperativo. A condução do trabalho do professor com os alunos foi realizada com bastante calma, sem pressa para que todos conseguissem acompanhar. O professor permitiu que a condução e o ritmo da ação fosse feita pelos alunos, o professor só dava algumas pistas. Os equipamentos funcionaram a contento, permitindo que todos tivessem o acesso ao trabalho. A turma recebeu bem a proposta da atividade. Os alunos ficaram bastante empolgados em realizar essa aula, pois foi bastante criativa e diferente. A proposta animou a todos os alunos. O tema chamou bastante a atenção dos alunos e com o uso do laboratório ficou ainda mais produtiva. Nós professores ficamos bastante contente com o resultado dessa atividade. Essa atividade pode ser utilizada para outros contextos e para outras séries, o que vai mudar é que se for para uma série mais avançada o professor pode aprofundar um pouco mais. Pode envolver outras disciplinas e ficaria mais interessante se isso acontecesse. Com o que foi realizado poderia se criar uma ficha de acompanhamento para que os alunos anotassem o que foi feito.
Atividade 2.6
Planejamento
Objetivos:
- Fazer com que os alunos conheçam os modos de reciclagem e a importância da conscientização para o meio ambiente.
- Mostrar aos alunos as tecnologias existentes em um texto digital como hipertexto, hipermídia, mídia e vídeos relacionados aos alunos.
Atividades
Os alunos farão a leitura do texto reciclagem elaborado pelas professoras Carolina e Olívia que o mesmo contém mídias, hipertexto, onde os alunos serão orientados para navegar. Os mesmos também assistirão dois vídeos sobre a importância da reciclagem e os impactos sobre o meio ambiente. Em seguida eles pintarão um desenho sobre a reciclagem.
Recursos necessários
- Computador;
- Data show;
- Máquina digital;
- Caixa de som.
Competências e conhecimentos prévios
Os alunos possuem algum conhecimento prévio sobre navegar na internet e aproveitando esse conhecimento mostraremos a eles outros recursos tecnológicos como navegar em hipertexto.
Avaliação
Os alunos serão avaliados no decorrer de cada atividade onde observaremos o seu desenvolvimento.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
1.3 Postura da Escola
É muito interessante as colocações do professor Ladislau Dowbor, onde este explica todo o processo da educação e tecnologia. Onde ele diz que a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imenso. A visão geral é que precisamos de escolas menos lecionadora e sim organizadora de conhecimentos e não deve estar preocupada só com o curriculo e sim com toda a proposta com relação as mudanças que estão surgindo, pois, o espaço do conhecimento esta se multiplicando e a escola deve estar pronta para esta mudança.
1.2 Reflexão
1.1 Quem sou como professora e aprendiz
Sou uma professora bastante criativa, tento preparar aulas que chamam a atenção dos alunos, busco sempre trazer novidades que acontecem no mundo, deixo meus alunos participarem das aulas, dando sua opinião e falando sobre o que cada um pensa sobre o que falamos, ouço suas idéias não descartando nenhuma palavra. O professor não é somente o que ensina, mas também aquele que aprende com os alunos, sempre ouço as opiniões dos meus colegas. As vezes faço mudanças na minha forma de ensinar, porque as tecnologias estão evoluindo e precisamos ficar atentos, sinto-me confortável em fazer isso, pois cada vez mais vou aprendendo meu conhecimento.