Atividade 3.6 Relatório de experiência
Os alunos no primeiro momento ficaram bem agitados pois estamos indo a sala de vídeo, para assistirem o vídeo, para que todos possam ao mesmo tempo assisti-lo. È sobre a invenção do avião.
O recurso é um vídeo que traz um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis.
Os mesmo acharam muito interessante pois não sabia a história da invenção do avião.
Após assistir o vídeo, dividi os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre o que acharam dele (vídeo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados à história do Avião.
Assim, estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que cada grupo (trio) pesquise sobre a história do avião na internet, entre outros meios (livros didáticos, revistas, jornais). Procurei distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema!
Dei a seguinte sugestão de temas para a pesquisa:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis .
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de teatro, de jornal (jornal televisivo) entre outros. O importante é que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta é uma competência que a escola deve favorecer o desenvolvimento!
Para que haja maior interação entre os alunos, como forma de sortear a ordem de apresentação dos grupos ,sugeri que um representante de cada grupo se una aos representantes dos outros grupos e que o sorteio seja feito por meio da brincadeira "Batata-quente". O primeiro que ficar com a "batata-quente" une-se ao seu grupo e apresenta oralmente o resultado de suas pesquisas.
Para finalizar as atividades, os alunos deverão, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribuições do avião para a vida do ser humano. Tal atividade é muito importante para o desenvolvimento da escrita.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário