Atividade 4.4
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta atividade, o aluno terá contato com a historia da Primeira Guerra Mundial, suas consequencias e a atuação dos países durante a mesma.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Introdução
Desde os finais do século XIX que existiam disputas entre os países europeus. Entre a Inglaterra e Alemanha havia uma fortíssima rivalidade econômica, cobiçavam mercados mundiais.
Um clima de tensão formava-se entre a França e Alemanha, na zona fronteiriça da Alsácia e Lorena (territórios que a França tinha perdido para a Alemanha, após a guerra franco-prussiana (1870-1871).
Na Península Balcânica, vários movimentos de libertação, apoiados pela Sérvia e Rússia, tentavam pôr fim ao domínio Austro-Húngaro. As desconfianças internacionais eram muitas, a corrida ao armamento intensificava-se, as alianças defensivas constituíam-se e os nacionalismos agudizavam-se. Na Europa, a paz andava armada e o confronto era inevitável. Esperava-se apenas, por um incidente.
Estratégias e recursos da aula
Tarefa
Traz o passado ao presente. Imagina que você é um repórter de um jornal brasileiro, da época, e o teu chefe de redação pretende que faça uma reportagem, sobre os seguintes acontecimentos de guerra:
1- A propaganda da Guerra.
2- Técnicas de guerra.
3- Armamento utilizado.
4- Vida nas Trincheiras.
5- O fim da Conflito.
No final, a melhor reportagem será colocada no Blog da tua sala. Esta reportagem também será publicada no mural da Escola, para que toda a Comunidade Educativa possa conhecer melhor este evento – “A 1ª Guerra Mundial 1914/1918.”
Recursos Complementares
Consulta os seguintes sites para realizares o estudo que pretendes:
1- A propaganda da Guerra.
2- Técnicas de Guerra
3- Armamento utilizado.
4- Vida nas Trincheiras.
5- O fim da Conflito.
Fotos
* Pode, também, consultar o livro de geografia.
Avaliação
O trabalho terá em conta os seguintes critérios de avaliação:
1- Participação ativa nas atividades, cooperando com o grupo.
2- Discussão e análise com os/as colegas dos trabalhos realizados.
3- Trazer informações importantes para a discussão e argumentou com fundamento todos os assuntos.
4- Criatividade na apresentação dos trabalhos.
5- Análise do relatório feito a partir das aulas e encontros em grupo para atribuição de nota de participação dos alunos.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário